Notícias

×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 192

Blog

IA, aliada ou vilã?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com o avanço da tecnologia o leque de opções para lazer, trabalho, mobilidade, comunicação e uma série de questões que movem nosso dia a dia se tornaram expressivamente mais dinâmicas, porém, a IA usada nessas áreas pode mesmo tornar nossa vida mais fácil ou futuramente acarretar em problemas de natureza irreversível?

Para Stephen Hawking, brilhante físico e matemático que ajudou e ajuda a ciência a desvendar várias incógnitas acerca de nossa criação e as coisas que nos cercam, a tecnologia principalmente integrada ao século XXI veio com o princípio único de ajudar no desenvolvimento dos diversos setores da sociedade e pode sim vir a acabar com os problemas de miséria e fome por exemplo, entretanto, a inteligência artificial (IA) precisa ser controlada o quanto antes.

Isso se deve ao fato de que, partindo da era tecnológica que toma o nosso mundo, muitas áreas antes ocupadas por pessoas agora serem totalmente substituídas por robôs autônomos, acarretando em um desemprego em massa que poderá acarretar em um completo caos em um futuro não muito distante. Hawking prega a proposta de a tecnologia e a humanidade caminharem em velocidades simultâneas, ou seja, que tomemos a IA como meio de solução e não de problemática. Uma das formas propostas é a de preparação da sociedade, e com isso vem um foco muito maior na juventude de se planejar e arquitetar-se de maneira a integrar o ensino tecnológico como forma padrão de ensino.

Como empresa voltada para o ensino de robótica aplicada à sala de aula, a TRON traz essa perspectiva de preparação por meio da educação, pois tem como base uma sociedade inteiramente pronta a atender os requisitos inferidos pela tecnologia, e trabalha diretamente com o foco programacional, o que traz benefícios relacionados a quais áreas serão mais procuradas com essa nova realidade que estar por vir e que já vivemos.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking
https://exame.abril.com.br/tecnologia/stephen-hawking-faz-alerta-sobre-inteligencia-artificial/

Sobre

Próximos Eventos

Projetos de Robótica

Conheça alguns projetos desenvolvidos por alunos e professores utilizando o Método TRON.

Mais Lidos