Notícias

Blog

Alunos TRON do SESC Piauí criam projeto que auxilia pessoas com deficiência visual

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O papel do Método TRON vai muito além da introdução da tecnologia em sala de aula. Instigar nossos alunos a serem seres capazes de solucionar problemas utilizando a tecnologia a nosso favor, com criatividade, é um dos nossos principais objetivos. Os projetos de robótica que são desenvolvidos nos laboratórios da TRON, além de auxiliarem no entendimento da teoria explicada pelo professor, também são realizados com o intuito de serem utilizados posteriormente, seja nas instalações da própria escola, seja fora dela.

A Tecnologia MR, que ajuda pessoas surdas a sentirem o som, foi criada por nossa equipe de cientistas utilizando os mesmos conceitos básicos e componentes eletrônicos de robótica que são utilizados em sala de aula! Então o que nossos alunos aprendem com o Método TRON os instiga a construírem projetos como o MR. 

E foi exatamente isso que os alunos de robótica do SESC Centro Educacional Miranda Ozório, Carlos Eduardo Pinero e João Gabriel Porto, fizeram! Eles criaram um boné utilizando a linguagem de programação e uma placa Arduino, um buzzer, uma bateria de 9 volts, um sensor ultrassônico e conceitos de robótica para auxiliar deficientes visuais no seu cotidiano. Basicamente, o boné emite um sinal sonoro quando seu usuário está próximo a obstáculos, o que alerta e evita acidentes.

João Gabriel Porto e Carlos Eduardo Pinero
(Foto: SESC Piauí)

Além da criação, eles tiveram a oportunidade de apresentar o projeto na Câmara Municipal da cidade de Parnaíba para vereadores e para o prefeito da cidade. Na ocasião, o prefeito acenou positivamente à criação de uma Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação em Parnaíba, para que jovens estudantes despertem seus talentos na área.





(Fotos: SESC Piauí)


Estavam presentes na audiência o secretário Imediato, João Carlos Guimaraes, o secretário de Governo, Lisandro Ayres, o chefe de Gabinete, Ismael Abreu e o vereador Davi Soares. O projeto foi orientado pelos professores do SESC, Pedro Alves e Claudirene Teixeira. 


Agora veja abaixo como o projeto funciona!

A equipe TRON parabeniza os alunos e professores pela criação e apoiamos o crescimento desse projeto assim como a construção de novos com o mesmo intuito: auxiliar e aproximar essas comunidades. Também, sentimos muito orgulho em ver como o Método TRON incentiva a criação de projetos como esses, que saem dos laboratórios de robótica para a sociedade!

Fonte: SESC Piauí

Gabriele Alves
Author: Gabriele Alves
Sobre
Assistente de Comunicação da TRON

Próximos Eventos

Projetos de Robótica

Conheça alguns projetos desenvolvidos por alunos e professores utilizando o Método TRON.

Mais Lidos