Notícias

×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 192

Método TRON

Esclarecendo dúvidas comuns de pais e familiares sobre o Curso Semestral de Robótica

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Preparamos esse post para esclarecer dúvidas comuns de pais e familiares sobre o Curso Semestral de Robótica, oferecido nas unidades TRON. A ideia é destacar a importância de inserir a criança no contexto da Robótica 2.0 e explicar como será o curso. Vamos lá?!

- Qual a diferença do curso de férias para o curso semestral?

O curso de férias tem, entre vários aspectos, fazer uma demonstração do que será aprendido no curso semestral, em que o aluno terá contato com a eletrônica, programação e sensores. Demonstramos, com pequenas pitadas, o que é a TRON e como preparamos seu filho para o período semestral, este, já mais requintado e profundo na abordagem de assuntos e desenvolvimento de projetos.

- O que meu filho vai aprender no curso?

A robótica educativa, embasada pelo Método TRON, oferece uma metodologia transversal que visa unificar conteúdos de grandes áreas como Matemática, Física e Ciências Naturais, Linguagens, Artes e Português com a robótica. Além de trazer a experiência de uma robótica que não vislumbra apenas montagens, mas sim a criação de um aluno com pensamento crítico e com maior discernimento para resolver problemas de seu cotidiano. Temas como eletrônica, átomos, matéria, lógica, sensores, mecânica, prototipagem e automação, são trabalhados de forma completa e com linguagem adequada para a necessidade das crianças, além do conhecimento técnico, nossos estudantes trabalham no ambiente de laboratório situações que estimulam seu desenvolvimento socioemocional.

- Por que a idade mínima para participar do curso é 7 anos?

Para entender a complexidade de conteúdos como eletrônica, programação, sensores e mecânica faz-se necessário o desenvolvimento de fatores como: pensamento concreto e abstrato, funções executivas superiores além do desenvolvimento de habilidades sociais e motoras, que até a faixa etária de 4 anos, torna inviável o trabalho em laboratório. Além disso, há também uma preocupação das crianças quanto ao manuseio correto de componentes e ferramentas eletrônicas, dessa forma, recomenda-se que a idade mínima seja de 7 anos e com supervisão do professor.

Mas, para alunos com idades entre 2 e 6 ano, presentes na Educação Infantil, há a categoria Robótica Passiva, ofertada em mais de 30 escolas em 8 estados do país.

- A criança precisa comprar o material para usar na aula?

O material proposto pela TRON tem caráter coletivo, feito para trabalhar o senso de equipe e socializar os alunos em aula, promovendo melhores respostas e um aprendizado mais dinâmico. Em nossos kits, disponibilizamos materiais como arduinos, jumpers, leds, baterias e outros, o que proporciona uma experiência completa da robótica. Apenas para execução de tarefas mais complexa, em fases mais avançadas de estudo do Método, pais precisam comprar equipamentos de proteção como óculos e jaleco.

- Meu filho vai poder construir um robô?

Claro, no próprio curso de férias nossos alunos já saem com o senso básico de funcionamento de um robô, sendo, inclusive, um de seus projetos, passaporte para ingressar no curso semestral. Temos as apostilas de eletrônica, programação, sensores e mecânica. O conhecimento acumulado nas três primeiras etapas tem seu ápice quando o aluno começa a estudar mecânica. A finalidade dessas apostilas é tornar o ensino transcendental e facilitar ao aluno o aprendizado não só da Robótica mas também das demais disciplinas na escola, além de montar robôs cada mais sofisticados.

Sobre

Próximos Eventos

Projetos de Robótica

Conheça alguns projetos desenvolvidos por alunos e professores utilizando o Método TRON.

Mais Lidos