Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
Devido ao uso do petróleo gerar grandes volumes de CO2 na atmosfera, ocasionando em drásticas consequências no quesito sustentável do planeta, maneiras alternativas foram criadas para o controle e combate do uso excessivo desse combustível fóssil de forma a alavancar a tecnologia, trazendo inovações tanto em qualidade de vida quanto em um mundo menos poluído, uma alternativa bastante eficaz e que já está sendo implementada são os carros autônomos e elétricos, tecnologia essa que vamos apresentar envolvendo os fatores do porque devemos adotá-la.
Recentemente, em outubro a Nissan (fabricante japonesa de carros) anunciou a vinda de um novo modelo em sua indústria automobilística, com um sistema que segundo seu diretor não está muito longe de ser implementado, a tecnologia IMx que mescla a total autonomia em relação à pessoa que está dirigindo com a solução sustentável de ter um carro elétrico. Essa tecnologia acompanha um design futurista em seus carros e funciona com dois motores elétricos com o propósito de maior eficiência no quesito distância, podendo atingir 600 quilômetros sem a necessidade de uma recarga. A ativação do fator autônomo possibilita uma cara nova ao automóvel com a retração do volante e reclínio dos bancos, tornando assim viagens mais aprazíveis sem a necessidades de um piloto para conduzi-la. Uma pesquisa realizada pela Strategy Consulting e PricewaterhouseCoopers e reafirmada pela Society of Motor Manufacturers and Traders (organizações de cunho automobilístico) mostram que hoje metade dos jovens entre 17 e 24 anos já utilizaria dessa tecnologia. No entanto, já contamos com empresas que têm em seus sistemas modelos autônomos de automóveis como Google, Tesla que desde o ano passado já implementou 100% de autonomia em seus carros, mesmo que o sistema não esteja ativo, estarão fazendo assim com que os carros “aprendam” sobre o trânsito. A Uber empresa de transporte privado também adotou e coloca em prática o sistema autônomo para automóveis, que além de oferecer ainda mais segurança, disponibiliza de uma rede totalmente online no controle dos carros que dispensam o uso de motorista.
Como vantagens a sociedade poderia usufruir diretamente das cinco coisas que mais se procuram em relação à mobilidade, sobretudo entre longas distâncias, que são:
- redução do estresse;
- a possibilidade de descansar, pois com o carro interligado diretamente com a rede de internet problemas de GPS seriam extintos;
-menor risco de acidentes pela rede conectar todos os carros;
-menores custos com seguro;
-capacidade de viajar quando quiser;
Com a implantação de postos elétricos a desvantagem da bateria não durar tanto quanto a de um carro convencional não seria mais um problema. Ou seja, a sociedade sempre busca por soluções que venham a melhorar o mundo e sem sombra de dúvidas os carros autônomos e elétricos já são uma ótima pedida no quesito tecnologia sustentável e rentável.
Fontes:
http://inergiae.com.br/site/vantagens-e-desvantagens-do-veiculo-eletrico/
https://canaltech.com.br/carros/nissan-apresenta-conceito-de-carro-eletrico-totalmente-autonomo-102480/
http://idgnow.com.br/mobilidade/2017/04/06/carros-autonomos-ajudariam-a-melhorar-a-qualidade-de-vida-diz-pesquisa/