Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
Muitos de vocês já devem ter pego ou visto algum objeto feito em uma impressora 3D e percebido o quão inovadora é essa invenção. Porém, nos questionamos: como um molde tão bem feito pode ser produzido através de um simples fio? Pois bem, hoje vamos aprender um pouco mais sobre o funcionamento dela e em como a TRON vem adaptando-as para produzir seus robôs.
Existem diversos tipos de impressoras 3D nas quais se variam em tamanhos e formas, cada uma específica para a área que se deseja trabalhar. A matéria prima utilizada na execução de suas tarefas pode se alternar em Policarbonato, PET, ABS, Flex… nomes meio complicados de se entender de cara, porém, consistem basicamente em tipos diferentes de polímeros, ou nesse caso, plásticos, organizados em filamentos para facilitar o desempenho da impressoras na confecção de suas peças (veja a foto abaixo). O material usado na TRON é o polímero PLA, que além de ajudar o meio ambiente pelo fato de ser biodegradável, mantém uma durabilidade muito maior do produto, mesmo exposto à umidade, e também por ser ideal na elaboração de peças mais robustas, das quais alguns de nossos robôs são compostos.
Falando agora um pouco sobre como é feito o modelo tecnológico 3D para a implementação na impressão, existem uma série de programas de computador para o auxílio da modelagem das peças, que ao serem finalizados, são repassados para um cartão de memória e este inserido na impressora, que retém as informação e começa a desenvolver seu trabalho na construção da peça. Primeiramente é adicionada à base onde se vai fazer a peça, camadas de spray, ele ajuda a prender a peça para que não se mova enquanto a impressão estiver sendo feita. Há um aquecimento do filamento do polímero para que se torne maleável e então a mágica acontece, aos poucos uma peça em 3D vai se formando camada a camada.
O tempo médio de impressão pode levar algumas horas dependendo da peça que está sendo feita, por isso, em uma empresa como a nossa se faz necessário uma aparelhagem equivalente às demandas que surgem a todo momento. Contamos com 7 impressoras 3D que trabalham a todo vapor desenvolvendo novas peças que futuramente vão compor nossos robôs. O nosso sistema de encaixe das peças se diferencia pelo fato de serem utilizados somente ímãs, que oferecem maior praticidade na hora de ensinar cada componente do robô que construímos, dessa forma as crianças ficam mais entusiasmadas em aprender como cada coisa funciona, deixando que a imaginação comande na hora da montagem.
Todas as nossas impressoras são compostas por placas Arduíno, assim como nossos robôs, optamos por essa tecnologia Open Source (Código aberto) porque facilita o manuseio e proporciona diversas possibilidades na criação de novas máquinas para o aprendizado de nossas crianças (todo o ensino educativo de robótica com o Método TRON é feito com Arduino).