Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
Você sabia que a tecnologia é uma importantíssima aliada tanto na preservação do nosso meio ambiente quanto no controle e produção dos alimentos que comemos diariamente? Pois é, e isso já vem de muito tempo atrás quando ainda nem éramos nascidos. E hoje (5), em homenagem ao dia do meio ambiente veremos alguns ramos do nosso meio de produção alimentícia que em conjunto com a tecnologia fazem movimentar nosso imenso planeta terra.
Para começar voltemos no tempo, mais precisamente no final da segunda grande guerra, que deixou o mundo em um verdadeiro estado de emergência. Através de pequenas ações os países fragilizados conseguiram se reerguer, e o mais notável, utilizando antes armamento que resultaria em mais guerra para renovar o meio produtivo e assim gerar mais emprego e renda para suas nações. Tirando como exemplo a Europa, saindo completamente debilitada depois de 6 anos de guerra, e hoje considerada a maior potência no quesito união de países de todo o mundo.
Com o passar do tempo foram-se adotando novas tecnologias para o cultivo limpo, exemplo disso anunciado na última edição da Hortitec, evento realizado pela Embrapa (Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária), com a adoção de novos métodos de análise do solo e sensores de irrigação, frutos com elevado potencial de produção e com cada vez mais resistência às principais doenças que afetam esse meio. Dessa maneira podemos ver o quanto a tecnologia evoluiu especialmente nesse meio, com cada vez menos desperdício e uma elevada produção para atender a demanda da população.
Neste período durante o término da segunda guerra e a atualidade também houve um crescente uso de energias renováveis para substituir a evolução do petróleo como combustível. O Brasil tornou-se pioneiro nesse meio sendo hoje o país com maior representatividade tendo cerca de 90% de sua energia interna sendo gerada por usinas hidrelétricas, eólicas, solares, etc. A meta até 2050 é ter uma matriz energética 100% renovável e para isso o aprimoramento de novas técnicas de uso dessas tecnologias acontecem a todo instante.
Em comparação com esse projeto que busca novas ferramentas para melhorar a cultura alimentícia, temos o movimento Feel the Future, que utiliza exatamente da tecnologia para melhorar não somente a área de produção como de forma geral nossas vidas, apresentando projetos interessantes como um modelo de tinta especial que funciona como placa solar e gera energia para casas, apartamentos, enfim qualquer lugar que apresente superfície de contato direto com o sol, entre outros projetos. Ficou curioso? veja o site do movimento FTF (Feel the Future) e embarque nessa jornada tecnológica com a gente!