Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
Com o avanço tecnológico e o protagonismo estudantil, as escolas buscam se adequar à nova realidade da sala de aula, no entanto, para alcançar esse movimento foi necessária a compreensão de quem são alunos e perceber que esse perfil passou por transformações e suas demandas também mudaram.
Para lidar com as inovações e seus impactos na sala de aula, é necessário estar atento às metodologias e tecnologias disponíveis. Muito já avançamos, migramos do tradicionalismo, o professor como o detentor do conhecimento em um espaço (sala de aula) em que não era permitido inovar, para um momento em que o aluno protagoniza sua aprendizagem e torna a aula mais interativa, permitindo seu engajamento e participação na construção do conhecimento, promovendo assim uma aprendizagem significativa.
Mas o que é de fato uma aprendizagem significativa? A teoria desenvolvida por David Ausubel preconiza que a aprendizagem é do aluno, com o aluno e para o aluno, devendo-se levar em consideração aquilo que o aprendiz já conhece, ou seja, para assimilar um novo conhecimento de maneira eficaz é preciso utilizar outro saber já adquirido como base.
Nós, do Método TRON, acreditamos que o uso da tecnologia aliadas às metodologias ativas promovem ricas experiências em nossos alunos, permitindo-os colocar em prática tudo o que foi aprendido em sala de aula por meio dos conteúdos escolares, articulando com a vida e a realidade do estudante. Assim, o aluno protagoniza sua aprendizagem e consequentemente aprende a lidar com situações do cotidiano.
A aplicação do Método TRON traz não somente a inserção da tecnologia, mas uma nova maneira de perceber a necessidade de aprendizagem de cada aluno.
A criança sempre tem algum aprendizado quando chega à escola, por isso a importância de considerar a realidade trazida por ela e dar um significado ao que já conhece, partindo daí a importância do professor praticar a escuta ativa.
Quando o aluno está envolvido na busca desse conhecimento, sente-se à vontade de aprender. E para tornar essa aprendizagem mais sólida e significativa, o uso de robôs e realização de projetos robóticos têm se expandido em muitas escolas, possibilitando aos nossos estudantes vivenciar e protagonizar melhores escolhas para seu futuro.
Em nossas aulas de robótica, promovemos o Team-Based Learning – o aprendizado baseado em equipe, oportunizando e obtendo benefícios por meio do trabalho em pequenos grupos de aprendizagem, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos, relacionando os conteúdos com a sua realidade, propondo decisões a serem tomadas e problemas a resolver, proporcionando a reflexão e negociação de significados.
Não é só sobre conhecer o futuro, mas vivenciá-lo em nossas aulas.
Por Thaís Barbosa - Coordenadora Pedagógica da TRON Teresina