Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
O Instituto Dom Barreto (IDB) é conhecido nacionalmente pela qualidade no ensino, não apenas técnico, mas também pela influência exercida na postura de vida dos alunos. O Instituto é parceiro da TRON, e essas duas grandes marcas originais do Piauí se destacam no cenário da educação no País.
Os bons resultados dessa parceria foram apresentados durante a 1ª Feira de Robótica do Ciclo TRON, realizada dias 29 e 30 de novembro, nas duas unidades IDB em Teresina.
O objetivo da feira foi mostrar de forma aplicada os primeiros impactos nos alunos submetidos ao método pioneiro para o ensino de robótica educativa, o Método TRON. Em apenas cinco meses de inserção nessa nova experiência, os estudantes já se mostraram capazes de compreender e iniciar sua longa jornada de imersão na cultura tecnológica do futuro. Tudo isso por meio da robótica como linguagem.
Na feira, os alunos exibiram com orgulho os próprios projetos menores, desenvolvidos a partir do zero. O foco desse primeiro ciclo foi a introdução à eletrônica para robôs, iniciando os alunos nos conceitos básicos e qualitativo do uso da eletricidade em circuitos elétricos, concepção da formação da matéria por átomos e, por fim, a aplicação de energia nos vários componentes e eletrodomésticos do cotidiano.
Um dos principais projetos foi a construção de semáforos automatizados como objeto pedagógico básico para aplicação de conceitos fundamentais de eletrônica. Outro projeto de destaque apresentado foi o sensor LDR, que proporciona o acionamento de LEDS em postes e um regulador de LED RGB com potenciômetro.
Com uma hora e meia de duração, a feira recebeu a visita de pais, amigos e alunos que por ali passavam, despertando a curiosidade de muitos a respeito da robótica e dos impactos que vêm sendo gerados pela aplicação da metodologia no ensino das crianças desde o infantil no IDB.
O evento também foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas a respeito de como a robótica poderá se desenvolver a partir da realização da feira. Os professores do Método TRON, atuantes na escola, esclareceram aos pais as diversas possibilidades que os alunos podem alcançar, fazendo uso da robótica no cotidiano escolar.