Notícias

×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 192

News

Aplicando sensores no fundo do mar?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O cosmonauta soviético Yuri Gagarin, ao chegar acima da atmosfera, anunciou a célebre frase “A Terra é Azul”. Pois bem, devemos considerar que ele chegou a essa conclusão após observar que a maior parte do planeta Terra é coberto por água (71%). Mas, você sabia que apenas 5% do volume dos oceanos foram explorados pelos seres humanos?

Com o desejo de descobrir os mistérios escondidos nos mares, os cientistas estão desenvolvendo redes de sensores sem fio que ajudam a captar dados e revelar áreas submersas. Essas redes, chamadas de RSSFAs (redes de sensores sem fio aquáticas), são compostas por dispositivos, que têm capacidade de processamento, armazenamento e comunicação sem fio, também estão preparadas com sensoriamento de variáveis, podendo ser usadas em eventos de interesse em ambientes aquáticos.

E não são apenas os mares que estão sendo desbravados, essa rede já está sendo utilizada em rios e lagos para captar dados, que podem servir para o monitoramento da qualidade da água em reservatórios e rios, detectação precoce de tsunamis e maremotos, acompanhamento da vida marinha, verificação do impacto da atividade humana nos oceanos ou monitoramento de vazamentos em plataformas de petróleo.

Na TRON, os alunos aprendem a criar projetos utilizando sensores e são incentivados a buscarem soluções para problemas do mundo. Quem sabe, um dia, nossos jovens possam desenvolver projetos como o RSSFAs que ajudam a melhorar o planeta! O limite é a imaginação.

Sobre

Próximos Eventos

Projetos de Robótica

Conheça alguns projetos desenvolvidos por alunos e professores utilizando o Método TRON.

Mais Lidos