Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
Atentando a pouca durabilidade de produtos, cuja matéria prima é a borracha, pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia desenvolveram um material com vida útil mais duradoura e que detém a capacidade de se regenerar caso seja danificado.
A Escola de Engenharia da Universidade trabalhou no projeto que reproduziu um solado de sapato, por exemplo, em uma impressora 3D, usando como base uma resina líquida, que, em contato com a luz, se solidifica. Os pesquisadores adicionaram um tipo de oxidante que transformou o produto em um material regenerativo, cuja composição é o dissulfeto, e que trabalha rapidamente na reconstrução de sua estrutura quando sofre algum dano.
A produção desse material poderia aumentar a durabilidade não apenas de calçados mas também quaisquer produtos que detenham, em sua composição, a borracha, como pneus, brinquedos dos mais variados tipos, aparelhos eletrônicos e outros.
Em um teste realizado para comprovar o índice de regeneração do produto, a uma temperatura de 60°C, um solado de sapato que havia sido cortado totalmente ao meio, se reconstruiu integralmente em 2 horas, ou seja, em temperaturas mais elevadas, o resultado seria ainda mais rápido. Bem eficiente, não é mesmo? Além de ser sustentável, simples, fácil e rápido de ser desenvolvido, dizem os pesquisadores.
A TRON utiliza impressoras 3D para produzir peças que compõem seus robôs e outros componentes que tornam possível o ensino do Método às crianças. O material empregado é o PLA, um polímero biodegradável em formato de fio que é aquecido na impressora e forma as mais diversas peças. Processo que atrai a curiosidade de crianças e adultos, nas muitas oportunidades em que expomos as impressos 3D em funcionamento. A TRON acredita em um desenvolvimento voltado à sustentabilidade, com responsabilidade.
Adote você também o compromisso com a sustentabilidade. Pesquise, procure opções alternativas ao uso de produtos que consomem os recursos naturais não renováveis e que impactam o meio ambiente pela lenta decomposição. Além de melhorar a qualidade de vida de todos, ainda seremos exemplo para nossas crianças na evolução pautada em um olhar consciente para o futuro.