Notícias

Blog

LúmenTRON: um mundo de cores e conhecimento.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Vamos recordar!

O Método TRON divide-se em Robótica Passiva, que abrange crianças de 2 a 6 anos, e a Robótica Ativa, que abrange alunos de 7 a 21 anos.

Essa semana os desenvolvedores e projetistas irão apresentar as principais características de dois dos nossos 5 robôs integrantes da coleção da Robótica Passiva e Ativa: o LúmenTRON e o GarraTRON, bem como suas funções e utilização cognitiva para o aprendizado infantil.

 

 

lumentron.png

LúmenTRON

Com uma estrutura simples e bem didática para uma boa interação com a criança, o LúmenTRON conta com a utilização de um tablet, que realiza atividades devidamente preparadas por uma equipe de Pedagogos e Psicólogos. Umas das diversas atividades realizadas com o LúmenTRON é o incentivo da percepção de cores, tempo, quantidades e um amplo treinamento de memória. Um exemplo pode ser uma atividade na qual haja uma sequência de cores para que a criança realize a identificação destas e, a cada identificação realizada com o manuseio do tablet, será acrescentada uma nova cor e, em consequência disto, a atividade acaba por prender sua atenção pelo robô, ao tempo que trabalha a memória.

O que se espera desse robô da coleção TRON assim como os outros é intensificar e contribuir em áreas do conhecimento primário do aluno, ensinando às crianças a utilizarem a tecnologia na Educação, por meio do que é interativo e chamativo. O LúmenTRON foi criado para interagir através de identificação e reagir às cores, de forma didática, e as atividades são criadas de acordo com as experiências e nível de cada turma e de cada perfil de aluno. A influência do LúmenTRON para a educação é trazer, na prática, atividades que chamem a atenção do aluno ao ver um mundo de cores.
lumentron-robotica.png

E o Lúmen na prática, como funciona?

Agora que vocês já tiveram a oportunidade de conhecer um pouquinho do processo de criação do LúmenTRON e sabendo que fazemos parte de uma startup que vende um método denominado Método TRON, resolvi utilizar este espaço para explicar um pouco sobre a contribuição deste robô para nossa metodologia. Você já deve estar ciente de que o Método TRON é dividido em Robótica Passiva e Robótica Ativa, correto? O que você não deve saber é como o LúmenTRON contribui diretamente para ensinar sobre tecnologia, inovação e soluções tecnológicas dentro da sala de aula.
 
É bem simples e, graças a esse método, falar sobre Robótica deixou de ser um conteúdo denso e exclusivo para determinadas áreas. A atuação do LúmenTRON na Robótica Passiva consiste em contribuir para que as aulas no Ensino Infantil I e II se tornem muito mais dinâmicas, fazendo com que conteúdos que são o terror para muitos alunos, sejam assuntos fáceis de lidar através do lúdico. O enfoque no lúdico é peça fundamental para o desenvolvimento de atividades destinadas ao público infantil, portanto, trabalhar cores, raciocínio lógico e sequências pode sim ser uma atividade lúdica que promova na criança um acelerômetro para o desenvolvimento cognitivo destas, além do caráter cognitivo e social.

As competências pretendidas com o LúmenTRON e suas atividades para realização em sala de aula, valorizam, através da formação de equipes, o trabalho em equipe, desenvolvimento da empatia, autonomia, autoeficácia, assertividade, dentre outras habilidades necessárias ao ser humano quando em sociedade.

Ana Amábile. Psicóloga. Especialista em Saúde Mental. Pós Graduanda (stricto sensu) em Psicologia, atualmente desenvolve pesquisas sobre as Representações Sociais dos professores frente a Robótica Educacional, fundadora do Método TRON.

Diferente da atuação na Robótica Passiva, o LúmenTRON, na Robótica Ativa tem função de servir como base para as atividades práticas ao final de cada aula, dentro do laboratório. É dever da criança inserida na Robótica Ativa, ter o conhecimento das peças que compõem o LúmenTRON tanto internamente quanto externamente, compreender sobre seu funcionamento e criação, além de concatenar esses materiais a conteúdos teóricos fundamentados na Eletrônica, Mecânica, Lógica e outros conceitos necessários para sua criação, preparando cada vez mais os adolescentes para atuarem como indivíduos resolutivos diante das transformações mundiais causadas pela tecnologia.

Laís Pinho
Author: Laís Pinho
Comunicação & Canais Digitais
Sobre
Especialista em Comunicação Digital pela Universidade de Milão

Próximos Eventos

Projetos de Robótica

Conheça alguns projetos desenvolvidos por alunos e professores utilizando o Método TRON.

Mais Lidos