Notícias

×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 195

News

Cientistas desenvolvem robô que pode andar como humano e ajudar em resgates

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

                                                                       

Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, estão trabalhando em um robô que pode se movimentar de forma mais similar a um ser humano. Batizado de CoMAN (Compliant Humanoid), o projeto tem dois braços e duas pernas e pode andar entre dois pontos mantendo o equilíbrio por si só. A ideia seria usá-lo em situações de resgastes ou para auxiliar em tarefas do dia a dia.

Em um vídeo publicado no YouTube, pesquisadores da universidade demonstraram como o robô é capaz de manter o equilíbrio enquanto anda mesmo sendo empurrado durante o percurso. Segundo a equipe, o CoMAN possui atuadores elásticos integrados a molas, que podem absorver o impacto, ao mesmo tempo que economizam energia e dão um andar mais natural ao robô.

Ao simular a movimentação de um ser humano, as máquinas poderiam atuar melhor em ambiente com outras pessoas e também em situações de riscos. O Comam poderia ser usado em resgastes em locais onde há obstáculos como escadas e um relevo acidentado. Além disso, a estrutura humanoide seria capaz auxiliar em tarefas corriqueiras como carregar objetos em uma empresa, por exemplo.

O desenvolvimento do CoMAN poderia ainda levar a criação de próteses e exoesqueletos para a área da medicina. Com esses equipamentos, pessoas com movimentos de algum dos membros comprometidos poderiam voltar a andar ou manusear objetos através de braços e pernas mecânica

Apesar dos avanços, robôs como o CoMAN ainda podem demorar a chegar às casas e empresas. Apesar dos avanços, robôs como o CoMAN ainda podem demorar a chegar às casas e empresas. A tecnologia ainda está sendo aperfeiçoada para tornar a movimentação das máquinas ainda mais natural e estável.

Sobre

Tags:

Próximos Eventos

Projetos de Robótica

Conheça alguns projetos desenvolvidos por alunos e professores utilizando o Método TRON.

Mais Lidos