Notícias

×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 195

News

Arduino Day no ICMC: potencial da ferramenta para inovação e educação surpreende público

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

                                                                                  

Entre as várias demonstrações realizadas durante o evento, destaca-se o emprego do Arduino na construção de robôs até o desenvolvimento de soluções para monitorar o uso de medicamentos ou verificar as condições de umidade, luminosidade e temperatura de uma planta.

Uma simpática criatura formada pelo reaproveitamento de um pote de plástico, boca de bala de dentadura, duas pequenas peças de montar e dois grandes olhos de isopor que se movimentam, de um lado para outro, por meio de pequenos motores controlados por uma placa chamada Arduino Uno. Este pequeno e inusitado robô foi um dos exemplos apresentados no último sábado, 28 de março, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, durante o Arduino Day, evento que aconteceu simultaneamente em 257 lugares no mundo para comemorar o aniversário dessa ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software.

A simplicidade desse robô, construído na noite anterior ao evento pelo professor Fernando Osório, do ICMC, transmitia uma importante mensagem para os participantes: qualquer pessoa é capaz de desenvolver um projeto com o Arduino. “A versatilidade dessa plaquinha é muito legal. Não precisa ser um expert para fazer um projeto, não é necessário nem saber soldar”, explicou a estudante Sarah da Silva, 15 anos, no final do evento. Ela está cursando o segundo ano do ensino médio na escola estadual José Juliano Neto, em São Carlos, e revelou que, desde pequena, sente-se atraída pelo universo da robótica: “Eu pegava a caixa de ferramentas do meu pai e fingia fazer robôs com caixas de papelão”.

Sobre

Próximos Eventos

Projetos de Robótica

Conheça alguns projetos desenvolvidos por alunos e professores utilizando o Método TRON.

Mais Lidos