Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
A ciência sempre foi instrumento de fascinação nas crianças, aprendendo sobre um universo gigantesco separado em diversos setores, nossos pequenos começam a entender nosso mundo e as coisas que nos cercam. A partir disso, o coordenador do Núcleo de Robótica da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), Eduardo Bento Pereira, afirma que promover eventos desse tipo engajados com a tecnologia aceleram e muito o aprendizado de nossos pequenos cientistas.
A feira batizada de “mostra de robótica” consiste em projetos apresentados a partir de grupos de alunos que ao planejarem e apresentarem seus modelos de robôs para familiares e amigos, conseguem absorver bem mais os conteúdos por meio de trabalho em grupo, liderança, pesquisa, aplicação e oralidade, ou seja, desenvolvendo várias áreas que vão além da parte escolar, preparando-os para a vida juvenil e adulta.
Essas práticas de inserção da tecnologia como instrumento de aprendizado também ajudam na inclusão. Partindo do ponto que as ferramentas para instrução das crianças com algum tipo de deficiência cerebral são bem mais amplas, o desenvolvimento delas também ocorre de forma mais rápida já que elas não estarão presas a modelos tradicionalistas de ensino, abrindo o leque das possibilidades e as deixando se guiar por conta própria na jornada do conhecimento.
A TRON promove semestralmente feiras de robótica para a apresentação dos nossos alunos, de maneira bem descontraída eles demonstram o que aprenderam durante nossos cursos sem perder o foco em uma bem executada apresentação. O melhor de tudo é poder ver como nossos pequenos evoluem nesse período de planejamento, se sentindo cada vez mais motivados a se reinventarem na criatividade e usando a imaginação como passaporte para novas descobertas, agora, sentimos que mais do que nunca estamos no caminho certo para um futuro brilhante.