Notícias

Blog

Smart Boxing: TRON desenvolve luva tecnológica em parceria com Whindersson Nunes

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A tecnologia SmartBoxing está sendo desenvolvida por nós, a startup TRON Robótica Educativa, e liderada pelo por nosso Sócio-fundador e Cientista Dr. Gildário Lima e o sócio e digital influencer Whindersson Nunes.

Whindersson Nunes e Gildário Lima em teste da luva em Dublin na Irlanda
Foto por Danilo Fernandes | @danilo_fernandes_photo

O protótipo inicial foi desenvolvido com a mesma tecnologia usada pelo Método TRON nas escolas, mostrando como o uso de tecnologia por meio da Robótica Educativa Aplicada pode gerar soluções inovadoras e disruptivas, como a SmartBoxing. Essa tecnologia utiliza sensores muito pequenos internos ao par de luvas, que não alteram e não causam nenhum incômodo, semelhantes a uma moeda. O dispositivo se comunica em tempo real com celular usando tecnologia bluetooth e, por meio de um App com um algoritmo desenvolvido por nós, os dados podem ser armazenados e interpretados. A SmartBoxing foi idealizada por Whindersson, inspirada na sua atual companha profissional de boxe, e tem alguns objetivos importantes a cumprir, dentre eles:

1- Ajudar a expandir a prática do esporte, facilitando a compreensão e performance dos treinos, já que a luva é capaz de quantificar, qualificar e exibir relatórios do desempenho dos socos, avaliar amplitudes, movimentação, energia e outros parâmetros importantes para evolução da potência e movimento;

2- Registrar por meio de prontuários eletrônicos o histórico de desempenho do atleta;

3- Criar um programa de treino para que iniciantes no esporte possam aprender e evitar lesões, além de gamificar resultados como forma de estímulo;

4- Aprimorar a avaliação da saúde do atleta;

5- Gerar parâmetros de gamificação em tempo real para possível análise de Bets.

SmartBoxing por TRON Robótica Educativa e Whindersson Nunes


Todos os parâmetros são organizados por meio de App que se conecta de maneira facilitada ao par de luvas. Os dados são processados e uma série de informações ficam disponíveis para auxiliar a condução, avaliação física e desenho da prática do boxe. Para construção dos parâmetros acima, contamos com treinadores de boxe experientes, além de fisioterapeutas, educadores físicos e atletas de boxe.

Whindersson Nunes testou a luva durante o treino aberto para o campeonato de boxe KingPyn, que ocorreu no dia 15 de julho de 2023 em Dublin na Irlanda. O momento foi transmitido e repercutiu em diversos canais de notícia, dentre eles o Combate do Globo Esporte e o EssentialySports, rede de notícias sobre esportes internacional com mais de 45 milhões de leitores mensais. 



A tecnologia se encontra em fase de desenvolvimento avançada e está sendo submetida a testes. Estamos em busca de marcas interessadas em fazer parte da publicidade e desenvolvimento da tecnologia, construindo conosco uma uma ação disruptiva que agregará a prática e difusão do boxe.

App da SmartBoxing por TRON Robótica Educativa

SmartBoxing por TRON Robótica Educativa e Whindersson Nunes


Interessados em saber mais, acompanhar os testes por nossas mídias sociais @tronroboticaeducativa @gildariolima @whinderssonnunes

Gabriele Alves
Author: Gabriele Alves
Sobre
Assistente de Comunicação da TRON

Próximos Eventos

Projetos de Robótica

Conheça alguns projetos desenvolvidos por alunos e professores utilizando o Método TRON.

Mais Lidos